quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Aula: Célula e Seu Estudo

Essa semana começamos nos 8º anos o Estudo da Célula. Esse estudo é muito importante, pois trata de um dos primeiros níveis estruturais do corpo humano e que forma qualquer outro.

A Célula é a menor porção viva que dá a morfologia e a fisiologia do corpo humano. É através dela que todo corpo entra em harmonia e funcionamento. Apresenta três partes principais:

Membrana Plasmática: responsável por delimitar a célula e separa-la do meio circulante. Apresenta a propriedade de ser Seletiva, pois seleciona o que entra e o que sai da célula. É uma camada lipoproteica, apresentando um mosaico fluido de duas camadas de lipídeos e as proteínas imersas nestas camadas.

Citoplasma: constituído pelo citosol, tem a consistência gelatinosa e é nele que estão localizadas as organelas citoplasmáticas.

Núcleo: é o que comanda a célula. Ele é responsável também por armazenar toda a carga genética que nós apresentamos.

Além destas três partes, as células contam com a presença de estruturas denominadas Organelas, responsáveis por realizar as funções vitais como respiração  celular, síntese de proteínas, síntese de lipídeos, etc.



Bjos e Até Mais!!!




Vídeos sobre a Evolução Humana

Olá Galerinhaaa...

Nossa já tem um tempão que não posto nada aqui. Estou ministrando as aulas e esqueço do que eu falei para vocês.

Mas essa postagem vai para as turminhas dos 8º Anos. São os vídeos que passei sobre a evolução humana. Muito legais e interessantes, eles servem para mostrar como eram as principais características dos nossos ancestrais.

Então, assistam de novo e Estudem também por eles.



Até Mais!!!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Utilizando o Android para a Escola

Olá Galerinha.... Tudo bem?

Hoje eu venho mostrar pra vocês um aplicativo android para aqueles que adoram ficar o tempo todo em celular e tablet e esquece as vezes (ou de propósito, kkkkk ;D) de anotar o horário da escola no caderno ou livro.

Agora, vocês vão levar o horário da escola junto com vocês no celular ou tablet android.

O aplicativo é o Horário Escolar PRO, e pelo o que eu vi e li as opiniões ao seu respeito, é um app bem legal e pelo menos vocês não esquecem mais o horário escolar né?     :)

Segue abaixo o link para vocês baixarem o aplicativo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_promoletal.HorarioEscolar2

Beijos e até Mais.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Roupas para a Feira das Nações - 6º Ano "B"

Olá Pessoal. As roupas que estamos tentando combinar é essa abaixo.
Lembro a vocês que mostrem aos seus responsáveis para que possamos ter uma responsáveis.
Bjos



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Exemplo de Uso do Método Científico

O método cientifico pode ser aplicado em varias situações do nosso dia a dia.




Irei dar um exemplo: 

Suponha a seguinte situação: O carro para de funcionar no meio da rua. 


Esse é o fato que ocorreu e que observamos, agora vamos usar o método cientifico pra entender porque o carro parou. 


  • PERGUNTA: O que sera que causou isso? 
  • HIPÓTESE - A gasolina deve ter acabado. (Pode-se fazer várias outras hipóteses para serem testadas. Lembrem: se a hipótese levantada e testada não for positiva, volta-se para o início do problema e formula outras hipóteses e/ou perguntas).
  • VERIFICAÇÃO DA HIPÓTESE - Observar o marcador de combustível...e verificar a quilometragem do carro após o último abastecimento. 

O marcador esta no zero e o carro percorreu quilômetros suficientes para o combustível ter acabado.
Coloca-se combustível e o carro começa a funcionar. 


  • CONCLUSÃO - A hipótese foi confirmada:a gasolina havia de fato acabado.

Método Científico

método científico  pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. Porém alguém que se proponha a investigar algo através do método científico não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas e não existe um tempo pré-determinado para que se faça cada uma delas. Charles Darwin, por exemplo, passou cerca de 20 anos apenas analisando os dados que colhera em suas pesquisas e seu trabalho se constitui basicamente de investigação, sem passar pela experimentação, o que, contudo, não torna sua teoria menos importante. Algumas áreas da ciência, como a física quântica, por exemplo, baseiam-se quase sempre em teorias que se apóiam apenas na conclusão lógica a partir de outras teorias e alguns poucos experimentos, simplesmente pela impossibilidade tecnológica de se realizar a comprovação empírica de algumas hipóteses.

O método científico como conhecemos hoje foi o resultado direto da obra de inúmeros pensadores que culminaram no “Discurso do Método” de René Descartes, onde ele coloca alguns importantes conceitos que permeiam toda a trajetória da ciência até hoje. De uma forma um pouco simplista, mas apenas para dar uma visão melhor do que se trata o método proposto por Descartes, que acabou sendo chamado de “Determinismo Mecanicista”, “Reducionismo”, ou “Modelo Cartesiano”, ele baseia-se principalmente na concepção mecânica da natureza e do homem, ou seja, na concepção de que tudo e todos podem ser divididos em partes cada vez menores que podem ser analisadas e estudadas separadamente e que (para usar a frase clássica) “para compreender o todo, basta compreender as partes”.

Talvez, o exemplo mais fácil de se verificar o método proposto por Descartes, seja através da medicina: baseada no modelo cartesiano a medicina se dividiu em especialidades cada qual procurando entender os mecanismos de funcionamento de um órgão ou parte específica do corpo humano. As doenças passaram a ser encaradas como algum distúrbio em determinada parte que constitui o homem, e o homem em si, como um todo, deixa de ser considerado na investigação da medicina segundo modelo cartesiano.

Que o método de Descartes funcionou, não restam dúvidas a ciência evoluiu como nunca com a aplicação deste método. Porém a ciência que tinha como objetivo primeiro, proporcionar o bem estar ao homem através da compreensão e modificação da natureza à seu favor, como propôs Francis Bacon seguido por Descartes, perdeu seu sentido. Com a aplicação do modelo reducionista em todas as áreas do conhecimento as interações entre as partes e o todo e entre este e outros deixou de ser considerada causando sérios distúrbios sociais, ambientais e ameaçando até a existência do próprio homem em contradição com seu princípio fundamental.

Fonte: InfoEscola


domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bem-Vindos ao Blog Ciências é Bom D+




Olá Pessoal. Eu sempre tinha vontade de fazer um blog para que facilitasse e auxiliasse o aprendizado de vocês, bem como fazer com que as nossas relações entre professora-alunos sejam feitas também fora da sala de aula. 
Um dos objetivos do Blog Ciências é Bom D+ é trazer novidades em relação aos assuntos que estamos estudando, fazendo com que vocês que estão lendo ou seguindo o blog se interessem mais por Ciências e áreas afins, além disso, neste blog ficará disponível atividades relacionados aos assuntos ministrados nas turmas do Colégio São Jerônimo para ampliar o conhecimento de tais assuntos.

Espero que vocês gostem, opinem e repassem este blog. Vamos fazer dele um local de aprendizado, diversão e curiosidades.